Notícias & Novidades

PICs e COVID-19

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, nesta sexta (22/05), uma recomendação para o Ministério da Saúde, conselhos estaduais e municipais de Saúde pela inclusão e divulgação das PICs no tratamento do COVID-19 .

O documento se baseia em evidências cientificas produzidas pela Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) Américas, pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) sobre o uso das práticas neste momento de pandemia.

A recomendação se baseia em documentos da OMS que recomendam e orientam os países a adotarem as Práticas nos seus Sistemas de Saúde e na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares implementada no SUS a partir de 2006. Atualmente o sistema conta com 29 praticas aprovadas: Acupuntura, Fitoterapia, Yoga, Quiropraxia, Massoterapia. Reiki, Meditação, Ozonioteraia, entre outras.

A conselheira nacional de saúde Simone Leite afirma que existem registros de profissionais que estão utilizando as PICs  como forma complementar a assistência dos portadores de COVID 19 com resultados positivos.

Fonte: Governo Federal, Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.

Veja Também