Notícias & Novidades

Dor x Recursos Fisioterapêuticos

29/05/2017

A dor continua sendo um grande desafio a ser superado por profissionais da saúde, a dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria e licença, causando incapacidade e interferindo na qualidade de vida da população.

Eventos recentes da Associação Internacional para o Estudo da dor concluíram que existe um grande déficit de conhecimento sobre a neurofisiologia e manejo da dor em todos os profissionais da saúde, motivo pelo qual um alto índice de pacientes com dor crônica não resolve o seu problema.

A dor não pode ser considerada apenas um sintoma de lesão tecidual ou inflamação, muitos quadros de dor crônica como dor miofascial, a lombalgia inespecífica ou a fibromialgia colocam em xeque as ações terapêuticas periféricas e isoladas.

Cada vez mais a fisioterapia tem disponibilizado métodos e técnicas manuais e cinesioterapêuticos baseados em evidências científicas no combate a dor crônica, paralelamente, a neurociência com estudos de neuroimagem chegou a conclusão que terapias com abordagem periférica e central podem trazer melhores resultados, no contexto da abordagem central destaca-se a prática de meditação (Mindfulness) como recurso.

Dor x Recursos Fisioterapêuticos
Dor x Recursos Fisioterapêuticos

→ Uma avaliação minuciosa deve sempre considerar, além do aspecto físico, para identificar os tecidos envolvidos 

Uma avaliação minuciosa deve sempre considerar, além do aspecto físico, para identificar os tecidos envolvidos, as questões emocionais e comportamentais que também são determinantes para o diagnóstico funcional e prescrição correta dos recursos manuais como as mobilizações e manipulações articulares, as liberações miofasciais, trigger points e mobilização neural e da cinesioterapêuticas como o RPG, a yogaterapia funcional –YTF, o Treinamento Funcional, o pilates entre outros.

Sendo assim um planejamento adequado ao aplicar a terapia manual e a cinesioterapia concomitante a uma abordagem central poderão ser mais eficazes em curto espaço de tempo para pacientes com dor crônica e diferenciar os profissionais com visão holística na atenção a saúde .

Quer aprofundar seus conhecimento? Faça sua matrícula para a Pós-Graduação Terapia Manual e Postural Aplicada à Ortopedia e Traumatologia

Fabiano E. Novacki. Fisioterapeuta, Mestre em Educação, Especialista em Traumato Ortopédica, Cardiorespiratória, Quiropraxia, e Acupuntura, Professor de Graduação e de Pós-Graduação, Formação em RPG, Pilates, Iso Stretching, Maitland, Mobilização Neural, Pompagens, Bandagens, Instrutor de Yoga, Criador do Método Novacki Yogaterapia Funcional- YTF , Ministra cursos de Yoga e Yogaterapia Funcional-YTF.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também