Este curso foi criado com o objetivo de suprir a demanda de profissionais especializados em Neuropediatria, uma vez que a neurologia infantil necessita de abordagem especializada e centrada na criança, com abordagem interdisciplinar.
Objetivos:
Desenvolver conhecimentos teóricos acerca das atualizações em neurociências;
Capacitar o aluno aos processos semiológicos necessários para uma intervenção profilática e moderna nas diferentes esferas da atenção em saúde infantil;
Capacitar o aluno nos critérios de identificação e intervenção precoce nos fatores de risco ao comportamento motor infantil;
Capacitar o aluno a reabilitar crianças portadoras de disfunção neuromotoras, com enfoque interdisciplinar, de acordo com as técnicas clássicas e com o que se tem de mais moderno em reabilitação neuropediátrica.
Conteúdo:
Bases da Neurociência I: Bases Celulares, Neurofisiologia e Neuroanatomia do Controle Motor
Bases da Neurociência II: Comportamento Motor típico e atípico
Psicomotricidade e Jogos Psicomotores
Semiologia e Avaliação da Evolução Motora do Paciente Neuropediático
Aspectos Biopsicossociais em Neuropediatria e o brincar terapêutico
Introdução ao Conceito Neuroevolutivo Bobath
TEA e Tópicos em Análise do Comportamento Aplicada
Bases da Integração Sensorial
Adaptações Posturais e recursos acessórios da marcha
Recursos Manuais Aplicados a Neurologia e Wii Reabilitação
Atividades Aquáticas em Neuropediatria
Atualizações em Reabilitação Neurológica I
Equoterapia Aplicada a Neuropediatria
Órtese e Tecnologia Assistiva
Aspectos Fonoaudiológicos em Neuropediatria.
Intervenção Precoce: Estratégias terapêuticas
Atualizações em Reabilitação Neurológica Pediátrica II
Seminários em Neuropediatria
Coordenação:
Claudia D. F. Bellani
Fisioterapeuta (ULBRA);
Mestre em Ciências Biológicas – Neurociências (UFRGS);
Formação no Conceito Bobath;
Coordenadora CEP-IBRATE.
Documentação para Matrícula:
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia frente e verso do Diploma de Graduação
Comprovante de Residência atualizado
Diferenciais do curso
Professores titulados e atuantes na clínica neurológica infantil.
Embasamento teórico associado à prática real.
Curso atualizado anualmente, de acordo com a evolução da neurociência e de novas técnicas de reabilitação.
31 turmas formadas.
Contexto interdisciplinar: fisioterapia e terapia ocupacional.
Curso atualizado, contextualização teórica e prática, mediadas por professores com expertise na área.