A Fisioterapia na Saúde da Mulher como é uma especialidade reconhecida pelo COFITTO conforme Resolução 372/2009, desde então, encontra-se em ascensão com grande atuação nas áreas da uroginecologia, oncologia, obstetrícia e sexualidade feminina. Porém algumas disfunções comuns em mulheres também tem afetado crianças e homens, em consequências de alguns procedimentos corretivos, como o câncer de próstata que têm como consequência a incontinência urinária e as disfunções sexuais, é com essa abordagem que a ênfase desta pós-graduação será em uroginecologia funcional.
A atuação fisioterapêutica nestas áreas tem como objetivo prevenir disfunções, reabilitar a integridade de órgãos e sistemas, aperfeiçoar e melhorar a qualidade de vida, com grande campo de atuação em clínicas, hospitais-maternidades, academias, programas de saúde da família e cursos de fisioterapia. Estes nichos de mercado caminham juntamente com a evolução técnico-científica da profissão.
Fornecer conceitos e conhecimentos aprofundados sobre Fisioterapia na Saúde da mulher e do homem, preparando-os para o mercado de trabalho, qualificando-os para as atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional.
Especialidade fisioterapêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio da Resolução 401/2011, que estabelece as atribuições, habilidades e competências para prática profissional da especialidade.
Módulo II: Aspectos uroginecológicos e coloproctológicos
Módulo III: Aspectos Cinesiológicos funcionais
Módulo IV: Aspectos metodológicos
Módulo V: Aspectos oncológicos e geriátricos
Módulo VI: Aspectos Obstétricos
Módulo VII: Aspectos multidisciplinares
A Pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher com ênfase em Uroginecologia e coloproctologia tem uma proposição curricular que privilegia várias áreas de atuação; como as disfunções do assoalho pélvico voltadas principalmente para a mulher em todas as fases da vida, mas permitindo também o acesso ao aprendizado das disfunções voltadas ao sexo masculino e as crianças, com recursos eletrotermofototerápicos e a cinesioterapia.
As disciplinas do curso buscam fundamentar as ações do profissional fisioterapeuta de forma interdisciplinar em torno dessas áreas de atuação e recursos terapêuticos.
Esse processo é facilitado pelas atividades práticas realizadas nos módulos, assim como a participação ativa com atendimentos ambulatoriais entre alunos.