CPA – Comissão Própria de Avaliação

A CPA – Comissão Própria de Avaliação é formada por membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Esse colegiado tem o objetivo de planejar e executar a avaliação institucional seguindo as diretrizes do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estabelecido a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

Criação CPA da Faculdade de Tecnologia IBRATE: PORTARIA 01/2008, de 12 de agosto de 2008

O que é a Avaliação Institucional?

A avaliação institucional foi vista apenas como um indicador de grau de satisfação de seus acadêmicos durante muito tempo. Com a implantação do Sinaes, a avaliação busca informar à sociedade o perfil da Instituição de Ensino Superior (IES) e a percepção de seus usuários em relação a ela. Para obter tais resultados, as IES são avaliadas em três momentos:

  • Avaliação Institucional (auto-avaliação e avaliação externa); * É responsabilidade da CPA executar a auto-avaliação institucional.
  • Avaliação dos cursos;
  • Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). *A avaliação institucional externa de cursos e o Enade são executados pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao MEC – Ministério da Educação.

Para mais informações acesse: http://portal.inep.gov.br/sinaes

Quais são os membros da CPA na Faculdade de Tecnologia IBRATE:

  • Prof. Roberto Luiz Chamiço Netto – Coordenador da CPA
  • Prof. João Marcelo Marques Luz – Representante do Corpo Docente
  • Prof.ª Tânia Margareth Klein – Representante do Corpo Docente
  • Sr.ª Eliane Andrade Felix – Representante do Corpo  Técnico-Administrativo
  • Sr.ª Glaucia Santana Labanca – Representante do Corpo Discente
  • Sr.ª Maria José Risetto  – Representante da Sociedade Civil

Relatório de autoavaliação

Apresentamos aqui relatórios sobre a avaliação institucional do ano de 2018, para conhecimento da comunidade acadêmica.

RELATÓRIO CPA 2018