NOTÍCIAS & NOVIDADES

Sou tecnólogo, posso fazer Pós-Graduação?

Depositphotos_6149971_xl-2015-scaled

Se você é um estudante com diploma de graduação em tecnólogo, saiba que pode sim fazer um curso de pós-graduação. Na verdade, você não só pode fazer como é uma ótima escolha para alavancar a sua carreira.

Afinal, os cursos tecnológicos têm um viés mais focada no mercado de trabalho. Ou seja, as pessoas que seguem esse caminho priorizam as oportunidades profissionais e não gostam de perder tempo.

Entretanto, ainda há muitas dúvidas entre os acadêmicos. Por exemplo, é possível fazer qualquer tipo de pós-graduação? O que é necessário para cursar pós-graduação sendo tecnólogo? Por que fazer uma pós-graduação?

Para você tirar todas essas dúvidas, continue a leitura!

Tecnólogo: um caminho para quem não tem tempo a perder

No Brasil, os cursos tecnológicos começaram a surgir em 1960. Época quando diversos campos profissionais demandavam profissionais qualificados. Por conta dessa carência, instituições de ensinos passaram a ofertar uma graduação mais curta e focada no campo profissional em vez do acadêmico.

Desde então, a formação em tecnólogo só se popularizou. De acordo com a última edição do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação, de 2007 a 2017 o número de matrículas nesses cursos cresceu mais de 140%.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Esse contexto, inclusive, ajuda explicar o motivo de tantos tecnólogos terem dúvida se podem ou não fazer pós. Antigamente, a pós-graduação tinha um viés mais acadêmico, mas isso mudou e hoje a pós é quase um requisito para currículo e carreira.

O Ministério da Educação (MEC) estipula que o tecnólogo é um curso do ensino superior, da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura. Portanto, o diploma dessa área tem validade de curso superior, sendo suficiente para ingressar em cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e concursos públicos de nível superior.

Benefícios da pós-graduação:

• melhor qualificação profissional;
  • atualização do conhecimento;
  • enriquecimento de currículo;
  • desenvolvimento profissional;
  • ampliação das áreas de atuação, inclusive podendo dar aulas;
  • diferenciação da concorrência;
  • aumento de salário;
  • networking

Pós-graduação para tecnológico: o que você precisa saber

O curso tecnólogo prepara o estudante para ingressar rapidamente no mercado de trabalho, mas a especialização é um caminho para que essa pessoa de saltos maiores e conquiste oportunidades de maior destaque.

Todavia, você precisa ficar atendo aos pré-requisitos da área que deseja, que são os mesmos para qualquer curso superior. Na hora de escolher um curso, é preciso verificar se a área é compatível com seu campo de formação.

Por exemplo, se você deseja fazer uma pós em enfermagem obstétrica, é necessário que seu diploma seja de tecnólogo em enfermagem. Para tirar todas as dúvidas, basta você entrar em contato com a faculdade para obter mais informações sobre as suas áreas de interesse.

O Ibrate conta com diversos cursos de Pós-Graduação pra você. Saiba mais clicando aqui.