Notícias & Novidades

Período menstrual pode dizer muito sobre a saúde da mulher

16/02/2018

Recentemente, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas publicou uma recomendação sobre a necessidade de avaliar a cor do fluxo menstrual como um sinal vital, da mesma forma que a pressão arterial, pulso e temperatura. Além de confirmar uma gravidez ou não, o período menstrual pode fornecer informações importantes sobre a saúde hormonal – os hormônios são essenciais para que o sistema reprodutivo funcione perfeitamente.

Embora o que pode ser normal para uma mulher, para outra pode não ser tão normal, quando o assunto é a intensidade menstrual. Há mudanças importantes que devem ser observadas, especialmente quando se trata da cor e do fluxo. Descubra seis coisas que o seu período menstrual pode alertar sobre a sua saúde:

Sangue rosado

Pode representar a baixa de níveis de estrogênio, especialmente se for acompanhado por um fluxo mais leve do que usual. Ou se for um atleta, há estudos que relatam que pessoas que se exercitam em excesso podem ter a diminuição dos níveis de estrogênio, chegando até ao desaparecimento completo do período. Os baixos níveis de estrogênio podem aumentar o risco de osteoporose se não forem tratados.

Sangue aquoso

Pode ser uma deficiência nutricional. Um fluxo diluído em branco pode ser um sintoma de anemia grave, especialmente se o período fica mais suave que o normal. É importante monitorar os ciclos e procurar a ajuda médica para checar como anda a absorção dos nutrientes em seu organismo.

Sangue marrom escuro

O organismo pode ter pedaços mais antigos de revestimentos uterino e sangue. Não é necessariamente um problema, uma vez que cada pessoa vai expelir esses resíduos em proporções diferentes. Na maioria das vezes, ver um pouco de sangue marrom escuro no início ou no fim período menstrual, é normal.

Sangue vermelho grosso

Sangue vermelho, espesso feito geleia, com grandes coágulos, pode ser baixa de níveis de progesterona e altos níveis de estrogênio. Enquanto algumas coagulações são normais, os coágulos grandes podem indicar um desequilíbrio hormonal mais severo.

urogineco5

Sangue cinza e vermelho

Esse tipo de sangue misturado, acompanhado de mau cheiro pode ser uma infecção, uma doença sexualmente transmissível. Mulheres que sofreram aborto espontâneo também relataram sangramento semelhante. Por isso, se existe a possibilidade de uma gravidez, fale imediatamente com o seu médico (a).


Sangue vermelho vibrante

Geralmente, um fluxo vermelho consistente brilhante, é sinal de que está tudo funcionando perfeitamente.

Ficou interessado? Confira nossa Pós-Graduação em Saúde da Mulher.

Publicado originalmente aqui.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também