Notícias & Novidades

Os benefícios do uso de florais

Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde. O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos. As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.

Por que o Rescue funciona?

 

O floral Rescue Remedy, fórmula mais conhecida de Bach, combina o uso concomitante das essências Star of Bethlehem (atua na cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais), Rock Rose (estimula a coragem para enfrentarmos momentos difíceis e melhora os sangramentos), Impatiens (promove a paciência e a calma para relaxar, até chegar o socorro), Clematis (para estar alerta e presente para ajudar na recuperação) e Cherry Plum (ter lucidez nos momentos difíceis). Esta foi a única combinação idealizada originariamente por Bach. A indicação clássica pressupõe estados de sofrimentos agudos ou emergenciais (acidentes) e sofrimentos antecipatórios (entrevistas, consultas ao dentista ou ginecologista, momentos cirúrgicos etc.), comuns à maioria das pessoas.

O Rescue também pode ser usado nos casos de sofrimentos crônicos, quando o doente necessita tomar vários remédios para tratar males físicos ou psiquiátricos. A função é suprimir os eventuais efeitos colaterais de medicamentos, além de ajudar no enfrentamento desse quadro clínico, dando força energia. Aqueles que se submetem à quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, podem fazer uso do floral logo após as sessões. Ele também possui propriedades cicatrizantes e é utilizado em cortes, lacerações, queimaduras, fraturas e no alívio da dor.

Homeopatia, Fitoterapia e Terapia Floral Aplicada à Prescrição
Homeopatia

5 razões para tomar os florais

 

1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.).

2. Não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado.

3. Estimulam sentimentos como o amor, a , a esperança, a alegriacoragem paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.

4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia físicamental emocional.

5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.

Ficou interessado no assunto?

Conheça nosso curso de Terapia Floral.

Publicado originalmente aqui

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também