Notícias & Novidades

Os Benefícios da Drenagem Linfática

A massagem linfática ou drenagem linfática, como é chamada, é uma técnica desenvolvida há muitos anos que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do sistema linfático. Ela faz o maior sucesso, pois além de ajudar o corpo a relaxar, engloba diversos benefícios como os que mencionaremos aqui. A drenagem linfática é comumente realizada por massoterapeutas, ainda que a recomendação certa seja de que seja feita por fisioterapeutas. Entretanto, desde que o massoterapeuta tenha realizado um curso na área, ele está apto a aplicarem a técnica. A seguir, conheça mais sobre a drenagem linfática e seus benefícios.

O que é a massagem linfática?

A massagem é feita manualmente e, através dela, os principais pontos linfáticos do nosso corpo são ativados. Enquanto o massoterapeuta trabalha esses pontos, os fluidos que estão em excesso no nosso corpo passam a ser eliminados. É fundamental trabalhar e melhorar o sistema linfático, pois ele é o responsável por manter nosso corpo longe de bactérias e vírus, através dos glóbulos brancos. Dessa forma podemos concluir que o sistema linfático é fundamental para que o nosso sistema imunológico funcione corretamente. Por isso, além de haver essa retirada de fluidos, a massagem linfática pode nos beneficiar de diferentes maneiras.

Conheça os benefícios da massagem linfática

A massagem linfática, como mencionamos, possui diversos benefícios. Entretanto, o principal deles é a remoção dos fluidos em excesso, como resíduos e líquidos que estejam em nosso organismo. Com isso, a massagem estimula uma melhor circulação. Portanto, ao fazer diversas sessões de massagem linfática, você notará que o inchaço irá diminuir. Outra coisa importante é que logo após sua sessão, você sentirá vontade de ir ao banheiro fazer xixi: essa é a forma de eliminas os fluidos mencionados.

drenagem5
dreanagem

Massagem linfática

Antes de você iniciar suas sessões de massagem linfática é essencial esclarecer alguns pontos importantes. Por exemplo, a melhor massagem linfática é a feita manualmente; aquelas que usam aparelhos são apenas um complemento da massagem manual. Você também deve prestar atenção na hora de escolher o profissional. Certifique-se de que ele possua experiência ou um curso de massoterapia/fisioterapia.

Contraindicações da massagem linfática

Sendo extremamente benéfica para o corpo, a massagem linfática só não deve ser feita em caso de câncer, principalmente se for no sistema linfático. Além disso, essa técnica deve ser evitada também em casos de acne severa ou quando há feridas abertas. Se você passar por uma cirurgia plástica, a massagem só deve ser feita após a liberação do seu cirurgião. De modo geral, a massagem linfática pode ser feita em qualquer etapa da vida, seja durante o período menstrual, durante uma gravidez, independentemente da idade. Idosos também podem realiza-la. É recomendado 10 sessões para que você usufrua de todos os benefícios.

Ficou interessado? Confira nosso curso de Drenagem Linfática.

Publicado originalmente aqui.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também