Notícias & Novidades

O que são doenças psicossomáticas?

Quinta-feira, 23/02/2017

São doenças causadas ou agravadas pela instabilidade emocional. Diferentemente da somatização, que é diagnosticada por médicos quando os sintomas de uma doença se manifestam mas não são observados efeitos físicos no corpo, as psicossomáticas têm efeitos verificáveis no organismo.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde realizado em 15 cidades descobriu que 20% dos pacientes apresentavam pelo menos seis sintomas cujas origens não eram clinicamente explicadas. Reconhecido em diferentes graus pela medicina, psicologia e metapsicologia (ramo de estudo sem embasamento científico), esse tipo de condição costuma ser tratado com terapia. Mas, nunca suponha que sua doença é psicossomática: consulte um médico especialista.

A origem das doenças segundo a metapsicologia

Adeptos desse ramo creem que 90% das doenças são psicossomáticas

  • Resfriado Possivelmente causado por confusão interior, despreparo para lidar com as mudanças e falta de confiança no novo.
  • Sinusite Possivelmente causada por profunda irritação com pessoas do convívio diário e expectativas frustradas.
  • Enxaqueca Possivelmente causada por perfeccionismo, preocupação excessiva, pensamentos intrusivos, stress e ansiedade.
  • Gastrite Possivelmente causada por imaginação fértil para gerar receios e falta de habilidade para lidar com aborrecimentos enquanto consciente.
  • Úlcera Possivelmente causada por orgulho excessivo que impede a pessoa de lidar com frustrações e compartilhar problemas.
  • Diabetes Possivelmente causada por excesso de pessimismo, depressão, amargura, baixa autoestima ou alto grau de carência.
  • Cervicalgia (torcicolo) Possivelmente causada por dificuldade em separar realidade e expectativas, autocrítica excessiva e exigências exageradas para com os demais.

Publicado originalmente aqui.

Veja Também