Notícias & Novidades

O que é Gerontologia?

Quinta-feira, 16/03/2017

É a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. Este bacharel planeja e organiza projetos que visam ao bem-estar do idoso e a melhoria de sua qualidade de vida. Além de dimensionar os problemas, ele assiste pessoas da terceira idade, atuando também no combate ao preconceito e a atos considerados inapropriados de famílias e organizações assistenciais. Também é habilitado a trabalhar com grupos que necessitam de cuidados especiais, como as pessoas que apresentam problemas mentais e moradores de rua. Este profissional serve como elo entre os médicos especialistas em geriatria e os que atuam na atenção básica.

Um mundo com mais idosos

No Brasil e no mundo, o número de crianças e jovens vem diminuindo em relação à população acima dos 30 anos, especialmente de idosos. Segundo o Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), em 1950, os jovens representavam 34% da população; hoje correspondem a apenas 25%. Por outro lado, os idosos, que atualmente equivalem a 12% dos habitantes do planeta, devem chegar a 21% em 2050. Dois fatores explicam essa tendência: menor taxa de fertilidade (as mulheres passaram a ter menos filhos) e maior longevidade (as pessoas vivem mais anos), graças aos avanços da medicina, à implantação de políticas públicas de saúde e a melhores condições nutricionais e sanitárias, que reduzem a taxa de mortalidade.

O que você pode fazer

  • Apoio familiar Atuar no aconselhamento e orientação psicológica de familiares visando a aumentar a qualidade de vida dos idosos.
  • Atendimento Integrar equipes multiprofissionais em hospitais e clínicas geriátricas para realizar a avaliação ampla do idoso e de seu contexto social.
  • Capacitação Preparar cuidadores de idosos – ocupação reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações.
  • Gestão Trabalhar na administração de instituições que prestam serviços à população idosa.
  • Planejamento Elaborar, promover e coordenar ações para informar a população sobre os cuidados específicos com os idosos. Propor projetos e políticas públicas para solucionar os problemas da terceira idade, levando em conta as principais doenças e os fatores sociopolíticos e culturais.
  • Docência e pesquisa Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Originalmente publicado aqui.

gerontologia 7

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também