Notícias & Novidades

Você sabe o que faz um gerontólogo?

Profissional de Saúde que procura uma colocação no Mercado de Trabalho, você sabe o que faz um gerontólogo? Você sabe a diferença entre Gerontologia e Geriatria ? Qual o papel do gerontólogo no contexto atual e futuro ? Levando em conta as transformações sociodemográficas, responsável pelo aumento da parcela de idosos em todo o mundo ? O negócio “Serviços para idosos” pode ser oferecido de muitas maneiras, quer entender as oportunidades que estão “britando” neste setor? O mercado pode ser considerado amplo e com diversas demandas. Qual a diferença entre Asilo e Instituição de Longa Permanência para Idosos (CLPI) ?

Gerontologia e Gerontólogo

Qual o papel do gerontólogo no contexto atual

A Gerontologia é um campo inter e multidisciplinar que possibilita ao gerontólogo atuar em instituições públicas, privadas e terceiro setor, como profissional liberal e como empreendedor.

GERONTOLOGIA é o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras. O especialista em gerontologia é o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.

COMO ATUA O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA? Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade. Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.

Na recuperação: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna. Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.

O idoso ou a pessoa da terceira idade compreendem, atualmente, uma clientela socialmente importante, na qual se estabelecem diversos enfoques que não se restringem apenas a uma área de conhecimento. Quando pensamos em envelhecimento é necessário considerar as múltiplas dimensões ordem social, política, cultural e econômica. Dentro deste contexto a Gerontologia/gerontólogo se ocupa do estudo e da correlação destas múltiplas dimensões sobre o envelhecimento.

Em desenvolvimento contínuo, a gerontologia se destaca no desenvolvimento de pesquisa e ações, voltadas para a longevidade e a qualidade de vida do idoso, ressaltando a independência, estilo de vida, cuidados paleativos, serviços de longa permanência entre outras. Um profissional especializado será capaz de coordenar, dirigir, empreender, estimular ou desenvolver políticas publicas voltada a população idosa.

A Faculdade Ibrate conta com Pós-Graduação em Gerontologia. Saiba mais clicando aqui.

Veja Também