Notícias & Novidades

Diretrizes de Estimulação Precoce – Microcefalia

No documento DIRETRIZES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE – MICROCEFALIA, O MINISTÉRIO DA SAÚDE, utiliza como base para descrever o desenvolvimento motor infantil, o capitulo 1 do Livro Fisioterapia em Neuropediatria, escrito pelas Professoras Luciana Vieira Castilho Weinert – UFPR e Cláudia Diehl Forti Bellani – Professora da Faculdade IBRATE.

Baixe acessando o link: DIRETRIZES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE | Crianças de zero a 3 anos com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor Decorrente de Microcefalia

Acesse o link e baixe o livro: FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA

“A Fisioterapia na área da Neuropediatria tem expandido muito na atualidade. Os avanços técnicos-científicos permitem paulatinamente uma atuação profissional diferenciada, embasada em evidências científicas relacionadas aos aspectos plásticos do SNC e com resultados mais promissores. Considerando-se o desenvolvimento de recursos e técnicas na área, percebe-se uma necessidade iminente de atualização profissional e disseminação do conhecimento científico sobre a área. Este volume agrupa trabalhos de pesquisa, revisão de literatura e estudos de caso, com foco na intersecção da Fisioterapia com a Neuropediatria. A Coletânea de capítulos abrange didaticamente tópicos atuais e relevantes, explorando direções futuras para a pesquisa e a carência de material de referência, principalmente sobre técnicas de intervenção, relativas ao assunto. Entre os diversos assuntos abordados, destacam-se as correlações da neurofisiologia e da neuroplasticidade com os processos de aprendizagem motora e reabilitação, o desenvolvimento motor típico, as encefalopatias crônicas da infância, acessibilidade e tecnologias assistiva, escalas de avaliação em Neuropediatria, e, as principais técnicas e formas de intervenção na área: Kabat, Bobath, psicomotricidade, adequação postural e atuação em terapia intensiva.”

Luciana Vieira Castilho Weinert – UFPR  e Cláudia Diehl Forti Bellani – IBRATE

Veja Também