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Conheça 10 bons motivos para você praticar Pilates

08/08/2016

O pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gestantes e traz inúmeros benefícios à saúde.

O Pilates é um método de treinamento que através de seus princípios visa organizar e fortalecer o corpo como um todo. Ele pode ser praticado de duas formas: estúdio e Mat (solo). Estúdio inclui exercícios em aparelhos (Cadillac, Reformer, Barrel, Wall Unit e Cadeira). Mat inclui exercícios com ou sem acessórios em solo, esses acessórios podem ser: circle, tiras elásticas, discos de rotação, dentre outros.

O Pilates pode ser praticado por todos os públicos, adolescentes, idosos, praticantes de atividade física, atletas, pessoas com patologias (desde que liberadas pelo médico, claro) e para reabilitação. Praticar os exercícios corretamente, seguindo as orientações de um profissional, traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. O professor de Pilates Daniel Gonçalves comenta sobre 10 benefícios que a atividade oferece. Confira e pratique:

1) Melhora da postura corporal
Em todos os exercícios a postura é muito importante. Ela trabalha e corrige os desalinhamentos posturais que vão melhorando a cada dia.

2) Melhora da mobilidade nas articulações
Através das resistências (molas e acessórios) ou movimentação, aos poucos, torna-se notável o aumento da amplitude de movimento.

3) Aumenta a flexibilidade muscular
Durante a atividade, exercícios de alongamento promovem o aumento da flexibilidade muscular.

4) Melhora a consciência corporal
Com a prática do Pilates, a percepção corporal aumenta. Isto porque durante as execuções é necessário pensar no movimento que será realizado para que ele seja executado com precisão.

5) Melhora na capacidade de concentração e respiração
A respiração é um dos princípios do Pilates. Sendo corretamente executada ela ajudará na coordenação de todos os movimentos.

6) Aumenta a força e resistência muscular
A força muscular é muito trabalhada nas aulas de Pilates. Para controlar esses movimentos, são trabalhados músculos estabilizadores que ajudarão na resistência muscular.

7) Melhora da coordenação motora
Para uma boa execução e fluidez de movimento, a coordenação é trabalhada o tempo todo.

8) Diminui dores no corpo
O corpo parado, sem atividade física gera rigidez muscular que acarreta em dores no corpo. No Pilates o corpo é trabalhado através das movimentações, o que promove uma soltura muscular deixando a rigidez muito menor e aliviando assim as dores.

9) Fortalece a musculatura do assoalho pélvico
Durante as aulas de Pilates os exercícios trabalham o fortalecimento  da musculatura do assoalho pélvico. Perceber e conhecer essa região no corpo melhora incontinência urinária e ajuda no trabalho de parto, principalmente em parto normal.

10) Reduz o estresse
Exercícios ritmados, músicas menos agitadas e um ambiente mais calmo, ajudam no relaxamento muscular e mental, deixando o praticante mais relaxado e tranquilo.

Publicado originalmente aqui

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