Notícias & Novidades

Auriculoterapia no tratamento de usuários de Crack

Auriculoterapia como Terapia Complementar na Reabilitação de Viciados em drogas (CRACK) Estudo Experimental

A dependência química corresponde a um fenômeno amplamente divulgado e discutido, uma vez que o uso de as substâncias psicoativas tornaram-se um grave problema social de saúde pública, principalmente devido à violência e ao risco comportamentos.

Objetivo: Investigar os efeitos da Auriculoterapia como aditivo no tratamento químico pacientes dependentes (crack cocaína).

Métodos: Amostra atendida de 12 participantes, internos da clínica “Casa de Acolhida Manjedoura ”. Divididos em dois grupos, o grupo controle (G1) e o grupo experimental (G2), foram realizou 10 aplicações em pontos de Auriculoterapia: shenmen, rim, simpático, fígado, pulmão, ansiedade, vício e aplicação da escala TPS – Drogas.

Resultados: Entre todos os participantes, 9 Internals completaram 12 semanas de tratamento, 5 pertenciam ao grupo controle (G1) onde apenas aplicação Escala de Rastreamento de Substância Psicoativa (TPS-Drogas) e 4 foram realizadas pertenceram ao grupo experimental (G2) que recebeu tratamento através da aplicação de acupuntura auricular.

Conclusão: Neste estudo observamos que auriculoterapia apresentou resultados ruins nas áreas que compõem o instrumento de pesquisa, sendo a maior mudança foi no campo “complicações orgânicas”, onde G1 prevalência de tratamento de doenças sintomáticas enquanto no G2, não houve relatos de doença sintomática.

 

CONFIRA O ARTIGO COMPLETO 

 

Veja Também