Notícias & Novidades

O que é Reiki? Conheça os benefícios e princípios desta técnica.

Para começar, Reiki é um termo que se usava no Japão referindo-se à energia universal. Atualmente é um nome comum de um método de cura divulgado em muitos países do mundo que teve sua origem no Japão.

No início do século 20, muitos curandeiros no Japão usavam o termo reiki ryoho referindo-se às terapias energéticas. No entanto, após a rendição do Japão na Guerra Mundial II (1945), o uso de termos como este foi reduzido pela entrada da cultura norte-Americana.

No Japão atual dizemos uchuu energ. -referindo-se à energia universal ou cósmica. Uchuu em japonês significa cosmos ou universo e energi-vem da palavra inglesa energy pronunciada à maneira japonesa.  Há, contudo, outra referência utilizada para o termo Rei que os japoneses definem por KI Universal.

Porém, a palavra Reiki no contexto atual é um termo que soa raro aos ouvidos dos japoneses contemporâneos que não sabem ou desconhecem sobre o método Reiki de cura.

Para entender como técnica de cura vamos utilizar as denominações dadas por Mikao Usui o fundador do método que desde o inicio (há quase 100 anos desde 1922) vem sendo ensinado.

Trata-se de duas palavras Rei + Ki– Rei pode significar alma, espirito misterioso divino, sagrado.

E Ki vem da expressão chinesa Chi, prana (ar) atmosfera, humor, energia.

Assim fazendo as devidas combinações é possível chegar à definição de Energia Universal.

Ou seja: Reiki é a energia vital (KI) guiada pela energia Universal (REI), cujo objetivo básico e inicial do fundador fora o de fornecer um instrumento para uma vida feliz e saudável.

Portanto não é apenas um método de imposição de mãos, isto é apenas uma das ferramentas. Em verdade Reiki deve ser visto como um instrumento de autotransformação para alcançar a grande paz espiritual., (anshin Ritsumei para os japoneses dizem)

Os princípios

Considerados a quinta essência condensada do Reiki os cinco princípios permeiam todo o ensinamento com a intenção de ajudar a cada pessoa a transformar suas atitudes na vida e trazer a alma/self em equilíbrio, permitindo, como dizia Mikao Usui O caminho para alcançar saúde e felicidade.

Usados como regra de vida, através da meditação estes cinco preceitos convidam a felicidade, a medicina espiritual para todas as enfermidades.

Eis os cinco preceitos: (porque o passado cria o presente e o presente cria o futuro)

Só por hoje: Não eleve a sua raiva, tenha calma; so por hoje não ceda às preocupações confie; So por Hoje Expresse sua gratidão por todas as bençãos: o por hoje trabalhe arduamente sobre sua própria transformação; só por hoje manifeste bondade compaixão/amabilidade para com todos os seres.

Benefícios

Assim com o foi visto os benefícios são amplos e irrestritos, desde a simples busca pela autotransformação através dos principios e regras de vida, como pelo uso das ferramentas, as técnicas e práticas ensinadas para auto transformação, para ajudar a aliviar desarmonias e desequilíbrios de saude de si mesmo de outras pessoas, interagindo também com plantas animais de estimação e o meio ambiente onde a pessoa está inserida.

No emprego como pratica integrativa e complementar em Saude o Reiki, sem exageros poderia ser denominado um “coringa” ou seja encaixa em qualquer terapia auxiliando as para alcançar resultados, bem como já esta sendo sugerido para integrar as praticas do sus e vem sendo utilizado em clinicas, hospitais e ambulatórios que de dedicam aos cuidados da saude humana.

Em resumo Reiki é um dos grandes benefícios que a humanidade pode usufruir de uma vida de saude e paz.


O texto acima foi escrito pelo Professor Walter Mick, mestre e autor do livro Reiki Do: O Caminho do Reiki Do é Construir-se. Cuidar de Si, dos Outros e do Meio Ambiente. Conheça nosso curso de Aperfeiçoamento & Capacitação do Reiki.

Veja Também