Notícias & Novidades

5 passos para montar — e manter — uma rotina na quarentena

De um dia para o outro, o coronavírus virou nossas vidas de cabeça para baixo.


As medidas preventivas transformaram nossas casas em home office e em salas de aula — sem aviso prévio. Em meio a bagunça, assumimos muitos papeis: profissionais, donos de casa e até mesmo professores.



Para que tudo isso funcione (sem enlouquecer), há outro papel para assumir: o de gerente. Diante da situação em que nos encontramos, é preciso manter o controle das coisas que podemos fazer.


Por isso que manter uma rotina é tão importante durante a quarentena. Com tantas incertezas, manter a mente e o corpo em atividade nos dá confiança para enfrentar o mundo lá fora.


Começar a montar sua rotina não precisa ser uma missão impossível. A seguir, conheça 5 passos fáceis que vão te ajudar a cultivar e manter hábitos positivos:

Rotina durante a quarentena: 5 ações essenciais


1. Tenha uma rotina para todos

É importante que todos na casa tenham uma rotina planejada. Isso é vital para pais que estão trabalhando e cuidando dos filhos na quarentena.


Para facilitar a prática do planejamento, troque a lista de tarefa por “blocos.” No lugar de um item, determine e reserve um espaço de tempo para as atividades. Assim, pais podem intercalar a rotina dos filhos para acomodar horas de trabalho e de estudo.


Essa técnica diminui a procrastinação, além do tempo planejado do descanso. Além disso, ter um limite de tempo aumenta a produtividade e evita que tudo fique para a “última hora.”



Lembre-se de que o dia-a-dia da quarentena dificilmente será agitado. Portando, na hora de montar a rotina, lembre-se de valorizar afazeres rotineiros.


Se arrumar, escovar os dentes ou até mesmo tirar o lixo são pequenas ações que, quando vistas como “missões”, aumentam a motivação. Mesmo para adultos, celebrar pequenos ganhos faz nossa rotina mais feliz.


2. Forme prioridades e escolhas

Ao prepararmos a rotina do dia ou semana, é comum enchermos a folha de afazeres. Apesar de ser um ótimo “brainstorming”, esta versão não deve ser a final.



O segundo passo é decidir quais serão as suas prioridades. Ao marcá-las, pense além do trabalho. Durante a pandemia, é vital separar um tempo para nossos amigos, família, estudos e bem-estar.


Para as crianças, as prioridades nem sempre serão prazerosas. É importante incentivar a ação com brincadeiras, recompensas e comemorações. Quanto mais motivação ela encontrar nas primeiras tarefas, mais fácil serão as próximas.



Uma boa técnica para todas as idades é incluir escolhas no planejamento da rotina.

Como humanos, todos os dias temos humores diferentes. Ter espaços de tempo onde você pode escolher entre duas atividades dá mais flexibilidade para a rotina. Além disso, o ato de decidir o que consideramos melhor é positivo.

3. Monte espaços para produtividade

Na escola ou no trabalho, todo o ambiente é relacionado à atividade. Portanto, em casa, é necessário que um espaço sirva esse papel.

Cada família tem um ambiente diferente para suas tarefas diárias. Mesmo assim, é fundamental que na rotina se defina um lugar para foco e concentração.

Esse canto pode ser tão grande quanto um quarto ou tão pequeno quanto uma cadeira na cozinha. O importante é que ele se mantenha organizado e seja utilizado sempre para o propósito (home office, estudo…).

4. Transforme o ensinar e aprender

Com aulas e atividades online, muitos pais se sentem perdidos ao auxiliar os filhos. Em outros casos, escolas estão sem aulas, mas ainda é preciso ocupar a criança nas horas de trabalho.


O papel do pai como professor deve ser gradual e versátil. Neste período, é preciso revisitar o conceito de aprendizagem. Não foque apenas no conteúdo dos livros, mas também em atividades que estimulam a criança a explorar coisas novas. *1

A cozinha, por exemplo, oferece um mundo de aprendizagem. Com mais tempo em mãos para explorar culinária, integrar as crianças no processo pode ser divertido e proveitoso. Assim, todos aprendem a valorizar a alimentação saudável e feita em casa. *2

Os exemplos vão de fazer e editar vídeos, replicar obras de arte até transformar afazeres da casa em brincadeiras divertidas.

Para quem não tem filhos, as mesmas dicas valem na hora de aprender algo novo em casa. Criar recompensas e usar a criatividade ajudam a manter a motivação no final do dia.


5. Use o isolamento para se conectar

Mesmo separados de amigos e familiares, não estamos sozinhos. Por estarmos todos em situações semelhantes, precisamos estar mais unidos do que nunca.

Planeje encontros semanais com amigos e familiares. Para as crianças, pense em jogos que podem ser praticados através das telas. Assim, é criada uma distração que acaba quebrando a estranheza às ligações em vídeo.

Além disso, incentive a criança a falar sobre suas emoções. A transição no meio da pandemia é confusa para elas. É importante considerar o estado mental dos pequenos antes de planejar uma rotina (que pode ser pesada demais).

Apesar de tudo, planejar momentos em família ainda é possível. Evite cair no hábito tóxico do excesso de mídias sociais. Ao invés disso, brincadeiras — e até mesmo descanso — em família oferecem ocasiões preciosos.

BONUS: 3 apps para ajudar a manter a rotina

1. Google agenda

Este aplicativo do Google está disponível para celulares e computadores. Com a vantagem de integrar com o smartphone Android e com o e-mail Gmail, é versátil e simples de usar.

2. Forest

Este app para celular funciona como um cronômetro. Você define um tempo para uma atividade e ele mede o tempo, impedindo que você saia do aplicativo no meio tempo. Com uma bela proposta visual, uma rotina bem feita é recompensada com uma floresta.

3. Timely

Esta ferramenta acompanha o tempo das suas atividades. Com o uso, a Inteligência Artificial identifica os blocos de tempo e te ajuda a montar sua rotina.


Durante a crise do coronavírus, podemos ficar desanimados.

Diante os perigos do coronavírus, toda a ação é significativa. Ao nos organizarmos, fazemos com que nossa permanência em casa seja saudável para nossos corpos e mentes.

Veja Também

Fale conosco!