Redução de medidas x Redução de gordura | Faculdade IBRATE - Graduação, pós-graduação e cursos na área de saúde

Notícias & Novidades

Redução de medidas x Redução de gordura

31/01/2017

O poder de persuasão e sedução que a mídia exerce sobre nós tem sido a causa do surgimento de técnicas e métodos “mágicos” para o emagrecimento.

O tecido adiposo (hipoderme) está estruturalmente envolvido na obesidade e na queixa de adiposidade localizada. Em geral, estas disfunções estão associadas com flacidez e Lipodistrofia Ginoide – Síndrome de desarmonia corporal. O adipócito é a unidade funcional do tecido adiposo e tem como função principal o armazenamento de energia na forma de gordura (lipogênese).

O processo de lipogênese está diretamente relacionado com balança energética positiva (indivíduos ou situações em que a ingestão calórica é maior que o gasto energético). Processo inverso a este é chamado de lipólise, em que ocorre a inversão da equação – balança energética negativa. Para que ocorra mobilização do conteúdo lipídico da gordura contida dentro do adipócito, é preciso reduzir a ingestão ou aumentar o gasto calórico – ou proporcionalmente agir sobre as duas coisas.

Medida
exercício

→ No mundo real não existe mágica – Um método de tratamento que não leve em consideração esta equação não age de forma eficaz sobre o tecido adiposo.

Em geral, a “mágica” é feita sobre os líquidos corporais. Alguns métodos de tratamento são capazes de mobilizar, de forma rápida, o excesso de líquidos contido no espaço intersticial. As mulheres ginoides, em sua maioria, têm um acúmulo considerável de líquido intersticial. Desta forma, quando se submetem a um tratamento que estimula a drenagem, respondem com redução de medidas momentaneamente, porém não ocorre a redução de gordura. Um método eficiente e com resultados duradouros precisa, necessariamente, levar em conta esses aspectos fisiológicos e funcionais.

Ficou interessado no assunto? Nós oferecemos a Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

 Dra. Naudimar Di Pietro Simões

  • Fisioterapeuta com 30 anos de experiência na área;
  • Pós-graduada em Metodologia da Ciência;
  • Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Especialização em Dermoestética na Itália;
  • Mestre em Tecnologia em Saúde;
  • Palestrante Nacional e Internacional;
  • Sócia Fundadora da ABRAFIDEF.
  • Diretora da Faculdade IBRATE.

Veja Também