Estimule a mente a desenvolver o processo criativo | Faculdade IBRATE - Graduação, pós-graduação e cursos na área de saúde

Notícias & Novidades

Estimule a mente a desenvolver o processo criativo

A criatividade é uma capacidade nossa de inventar, inovar e surpreender a cada momento. É o processo de “pensar fora da caixa”. E como qualquer competência, podemos praticá-la e desenvolvê-la ao longo da nossa vida.

Ela pode surgir de uma hora para outra. Às vezes, pode aparecer constantemente, mas em outras pode levar mais tempo para despertar. O estímulo da criatividade age de modo diferente em cada indivíduo.

Mas, como se tornar criativo ou mais criativo no mundo em que vivemos, onde a cada instante presenciamos uma nova mudança, principalmente em um mercado de trabalho competitivo? Segundo Emerson Weslei Dias, coach e consultor de carreira, “é preciso fugir do senso comum. Cada mente funciona de um jeito, faça suas próprias conexões, analise, leia, reflita e seja original. Ser original significa ‘adaptar as influencias’“.

A tecnologia, por exemplo, é uma realidade disruptiva que traz – a todo momento – uma nova mudança, exigindo de nós necessária adaptação no que diz respeito a comportamentos, hábitos e costumes, por exemplo. E no mercado de trabalho não é diferente. “O processo criativo é algo que acontece dentro de nós. A tecnologia pode facilitar o acesso, a busca de informações, comparações, melhorar a ideia no caso de softwares de desenho, por exemplo, na execução da coisa pensada. A tecnologia é ferramenta, já a criatividade é competência”, afirma Dias.

A seguir, confira algumas dicas listadas pelo especialista que podem ajudar no desenvolvimento da criatividade.

Deixe a mente limpa
Já reparou que quando você se esforça para ter boas ideias, dificilmente consegue? Isso acontece porque elas surgem de forma livre e espontânea, muitas vezes em momentos inesperados. Por isso, o descanso é muito importante para repor as energias e para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas.

Fuja da rotina
Por conta da correria do dia a dia é comum as pessoas fazerem algumas tarefas no “piloto automático”. No entanto, quebrar a rotina pode ser uma ótima forma de estimular o cérebro. Faça novas rotas para chegar ao trabalho, vá almoçar em um restaurante novo…

Registre seus sonhos
Todos os dias, logo ao acordar, coloque no papel tudo o que povoou a sua mente durante o sono. Muita gente tem o hábito de, ainda na cama, verificar as redes sociais. Dessa forma, em vez de preparar sua mente para mais um dia de trabalho você corre o risco de dispersar sua criatividade. Além dos sonhos, anote tudo o que você pensar durante o dia, mesmo se julgar que determinado ponto não tem tanta importância. Ao analisar todos os dados juntos ao final do dia, você pode ter a criatividade despertada e conseguir construir algo novo.

Conheça novas pessoas
É muito importante estar em contato com pessoas que compartilham dos seus interesses e também com aquelas que pensam diferente de você. Muitas vezes, através de uma conversa informal pode surgir uma boa ideia, novos projetos e até uma parceria.

Desafie-se
Sair da zona de conforto é fundamental para desenvolver criatividade. Faça sua mente transitar por diferentes padrões, exerça uma atividade que não seja fácil pra você. Tente algo diferente que ao mesmo tempo seja um estímulo e um desafio Alguns exemplos: aprenda um novo idioma, toque um instrumento, comece um curso novo…

Inspire-se
A inspiração não tem hora nem local exato para aparecer. Ela pode vir através de filmes, livros, músicas, viagens, conversa com amigos…

Publicado originalmente AQUI

Conheça a proposta do nosso curso de GRADUAÇÃO TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também