Danças Circulares | Faculdade IBRATE - Graduação, pós-graduação e cursos na área de saúde

Formação / Danças Circulares

Objetivo Geral do Curso:

Capacitar profissionais para o conhecimento das Danças Circulares, da sua origem a diferentes manifestações tradicionais de outras culturas, experimentando movimentos, composições coreográficas, tempo e espaço, tornando o conhecimento significativo e complementar dentro da prática pedagógica educacional.

Por outro lado, esta vivência vem sensibilizar, socializar, resgatar valores humanos, incentivar as interações entre os grupos, promover o dialogo amoroso entre as pessoas, desenvolver o senso de organização coletiva através da roda e o senso rítmico pela música e pelo movimento corporal que ela cria, e principalmente “despertar” relacionamentos saudáveis dentro do contexto social em que vivemos, onde pessoas de todas as idades possam dançar.

Justificativa:

PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017, MINISTÉRIO DA SAÚDE, GABINETE DO MINISTRO, DOU de 28/03/2017 (nº 60, Seção 1, pág. 68), Inclui a Dança Circular à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Danças Circulares Sagradas ou Dança dos Povos, ou simplesmente Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea, originária de diferentes culturas que favorece a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre os participantes. Os indivíduos dançam juntos, em círculos e aos poucos começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos delicados e profundos os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela auxilia o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, harmonizar o emocional, trabalhar a concentração e estimular a memória.

As danças circulares podem criar espaços significativos para o desenvolvimento de estados emocionais positivos, tornando-se um recurso importante no contexto de grupos, uma vez que estimulam a cooperação, despertam o respeito ao outro, a integração, a inclusão e o acolhimento às diversidades. A prática tem o potencial mobilizador da expressão de afetos e de reflexões que resultam na ampliação da consciência das pessoas.

No círculo trabalha-se o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo, o sentimento de pertinência e do prazer pela participação plena dos processos internos de transformação, promovendo o bem estar, a harmonia entre corpo-mente-espírito, a elevação da autoestima; a consciência corporal, entre outros benefícios.

Dança Circular1

Objetivos Específicos do Curso:

  • Possibilitar o conhecimento em danças circulares para prática na saúde e educação;
  • Incentivar o estudo e a pesquisa do movimento corporal nas danças circulares para auxiliar na autonomia do participante;
  • Estabelecer conexões entre conteúdos para enriquecer o aprendizado;
  • Vivenciar danças de diversos povos e culturas, contemplando a diversidade;
  • Promover treino prático da  relação entre espaço e tempo, nos diversos ritmos nas danças de diversos países, ampliando seu repertório corporal e cultural.

Ministrante:

Domingos Valeski Junior

  • Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal – Universidade Gama Filho – RJ (2011);
  • Pós-graduação em Arte-educação – Faculdade Bagozzi – PR (2007);
  • Graduação em Artes Visuais – FAP – PR (1993);
  • Graduação em Administração de Empresas – Universidade Positivo – PR (1987).

Documentação para Matrícula:

  • Cópia do RG

  • Cópia do CPF

  • Comprovante de Escolaridade

  • Comprovante de Residência atualizado

Agenda para este curso

Curitiba
Início em 16/11/2018

Veja Também