Adicione significado ao seu plano de carreira | Faculdade IBRATE - Graduação, pós-graduação e cursos na área de saúde

Notícias & Novidades

Adicione significado ao seu plano de carreira

Qual cargo você ambiciona ocupar daqui a um ano? Em qual organização? E daqui a cinco ou dez anos? As respostas para esse tipo de pergunta compõem o plano de carreira, conjunto de metas e objetivos que servem como um direcionamento para o crescimento profissional.

As etapas básicas de um plano de carreira são bem conhecidas: levantar objetivos, estratégias, deadlines, necessidades de aprendizado, assim por diante. Contudo, para construir um plano de carreira altamente eficaz e realizador, é essencial adicionar a ele um “significado”.

Michael Steger, professor de psicologia na Colorado State University, e referência em estudos de qualidade de vida, apresenta os três componentes principais do trabalho significativo:

1. O estágio de evolução de carreira no qual a pessoa se encontra;
2. Como o trabalho contribui para dar significado à vida do profissional;
3. Como o trabalho colabora positivamente para um bem maior.

A criação de significado no trabalho é, segundo Steger, um dos principais caminhos que levam à realização e ao florescimento do indivíduo, à inovação sustentável, à manutenção da cultura e ao aumento da performance das organizações.

Atribuições que “ficam bem no currículo”, ou das quais nos “orgulhamos de falar” em uma roda de amigos, desassociadas de verdadeiros significados, não levam, necessariamente, à felicidade na carreira. Não à toa, segundo pesquisa, 56% dos profissionais brasileiros consideram-se insatisfeitos com o trabalho.

Karen Dillon, coautora do livro How Will You Measure Your Life, identifica quatro categorias intrinsicamente associadas à plenitude profissional. Leve-as em consideração no momento de traçar seu plano de carreira:

Legado: consiste em ser lembrado por algo significativo. Pense naquilo que você sempre desejou fazer profissionalmente e encontre meios de concretizá-lo, agora ou em um futuro próximo. Ao esboçar um plano de transição, pergunte-se: “por quais atitudes mereço ser lembrado por meus colegas de trabalho e clientes?”; “quais conquistas quero passar para a próxima geração?”; “como saber se estou sendo bem-sucedido na busca de meu legado?”.

Domínio: os pontos fortes que você deseja potencializar. Para elaborar seu plano de carreira, lembre-se que as competências, além de serem adquiridas e desenvolvidas, devem ser aprimoradas e elevadas. Caso contrário, estas podem ser depreciadas e desvalorizadas com o decorrer do tempo, distanciando-o da plenitude profissional.

Liberdade: referente ao salário, benefícios e flexibilidade essenciais para que você tenha o estilo de vida almejado. Para algumas pessoas, a liberdade pode estar associada ao horário de trabalho flexível. Para outras, ter mais autonomia profissional. Seu trabalho permite que você alcance seu estilo de vida desejado?

Alinhamento: abrange a cultura e os valores da organização onde você trabalha. Você se sente parte da empresa? Você mantém um bom relacionamento com seus colegas de trabalho? Considerando que, de modo geral, passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho, é fundamental manter um relacionamento saudável nesse ambiente. No momento de traçar seu plano de carreira, esse fator deve ser levado em conta, pois também influi em sua decisão de permanecer na empresa ou não.

Ao elaborar seu plano de carreira, uma estratégia é listar todos os ganhos, atribuições e funções que você valoriza e priorizá-los, atentando-se às quatro categorias da plenitude profissional. Essa lista irá orientá-lo em tomadas de decisão e avaliação de oportunidades. Além disso, para construir uma carreira concreta e verdadeiramente “significativa”, foque sempre em sua evolução e em como suas conquistas profissionais contribuirão para sua felicidade pessoal e para um bem maior.

Publicado originalmente AQUI

Conheça a proposta do nosso curso de GRADUAÇÃO TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Vem fazer o curso de RECURSOS HUMANOS COM QUEM ENTENDE DE PESSOAS!

CHAMA AQUI NO WHATS


Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

Veja Também